SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Reflexões sobre Pedagogia e as Ciências da EducaçãoLicenciatura em Mediação Artística e Cultural (ESELx - IPL): uma análise crítica sobre o papel do mediador e do processo de mediação no contexto português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

COSTA, Sandy Lima; FARIAS, Isabel Maria Sabino de  e  MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.92-117.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.265.

O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma universidade pública estadual, situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.

Palavras-chave : Aprendizagem da docência; Saberes docentes; Formação de professores; Pedagogia; PIBID.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )