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Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

CRUZ, Cristina Barroso; VIEIRA, Natália  y  VOHLGEMUTH, Laurence. Licenciatura em Mediação Artística e Cultural (ESELx - IPL): uma análise crítica sobre o papel do mediador e do processo de mediação no contexto português. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.118-137.  Epub 29-Sep-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.268.

As mudanças nas dinâmicas do sector cultural em Portugal começam a evidenciar a necessidade de aproximar artistas e produtores culturais ao público. Contudo, serão poucos os profissionais capazes de conciliar competências teóricas e metodológicas que permitam fazer essa aproximação. Foi a identificação da necessidade de um ator que facilite a relação entre público e sector cultural que conduziu à criação da licenciatura em Mediação Artística e Cultural, no ano letivo de 2016-2017 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta licenciatura visa a formação de profissionais que tenham a capacidade de criar pontes entre produtores de cultura e públicos, através do desenvolvimento de estratégias em territórios diferentes, mas complementares nas áreas da educação, programação, processos criativos, a partir daquele que é o potencial integrador destas dimensões. Depois de diplomados os primeiros estudantes desta licenciatura, é importante refletir sobre o processo formativo e sobre a sua contribuição para o desenvolvimento da democratização cultural e da democracia cultural em Portugal.

Palabras clave : Desenvolvimento de públicos; Democracia cultural; Democratização da cultura; Cidadania, Ensino Superior.

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