SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Licenciatura em Mediação Artística e Cultural (ESELx - IPL): uma análise crítica sobre o papel do mediador e do processo de mediação no contexto portuguêsIdentificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

GUIMARAES, Maria da Luz Oliveira. As dificuldades dos alunos do 11º ano na produção de resumos: Redefinições para as práticas de ensino em sala de aula. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.138-166.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.277.

O gênero resumo é considerado como uma importante ferramenta para o processo de retextualização. Neste processso, o aluno torna-se protagonista na construção do seu conhecimento, aprendendo o funcionamento de textos em prol do desenvolvimento de processos metacognitivos para a aquisição de aprendizagem autônoma e permanente. O objetivo desse trabalho baseia-se em uma pesquisa que utiliza procedimentos interpretativos sobre o processo ensino-aprendizagem. A metodologia deste trabalho envolveu 17 alunos do 11.º ano de uma escola pública ao norte de Portugal e as estratégias textuais e discursivas utilizadas pelos alunos dentro de uma perspectiva de autonomia do gênero resumo, visando observar a sua relação com a aprendizagem da língua. A análise demonstrou as dificuldades de discernimento quanto às ideias essenciais e secundárias do texto-fonte utilizado. Observou-se que 62% dos alunos apresentaram nível insatisfatório de apropriação do texto-fonte e apenas 32% apresentaram nível satisfatório de compreensão leitora. Este estudo contribui para o estado das línguas e melhora as práticas de ensino em sala de aula.

Palavras-chave : Compreensão de leitura. Retextualização; Redefinições..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )