SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2As dificuldades dos alunos do 11º ano na produção de resumos: Redefinições para as práticas de ensino em sala de aula índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

BELEM, Nunes, Ana Margarida  e  PAN, Li. Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.2, pp.167-198.  Epub 29-Set-2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.278.

Este trabalho estuda e analisa a perceção de sons consonânticos oclusivos do Português Europeu (PE) por aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência, B1 e C1. Com base em trabalhos como os de Flege (1995) e Best (1995) e nos modelos por eles desenvolvidos, procura-se encontrar resposta que nos permita, enquanto professores de português língua estrangeira (PLE), entender melhor as dificuldades manifestadas pelos aprendentes e perceber que fatores poderão estar subjacentes a essas dificuldades. Numa primeira observação dos resultados, percebe-se que o par [k / g] é o que mais dificuldades causa, em termos de identificação e discriminação. Outro aspeto que sobressai é a ideia de que a língua materna influencia a perceção de sons consonânticos oclusivos, enquanto que a experiência de aprendizagem em imersão e o tempo de estudo não parecem influenciar, significativamente, a perceção das consoantes oclusivas do PE por aprendentes chineses.

Palavras-chave : Perceção; pares mínimos; aprendentes chineses; Português língua Estrangeira.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )