SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Reception of applicants and beneficiaries of international protection: From normative intervention to intervention committed to a participatory democracyWord Stress in Portuguese as a Foreign Language: a pilot-study and its pedagogical implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

ANTUNES, Sandra Pereira  and  PEREIRA, Teresa Matos. “Se esta rua fosse minha”. Propostas de intervenção em espaço urbano, no cruzamento das artes plásticas e do design. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.26-45.  Epub Mar 29, 2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.316.

“Se esta rua fosse minha” foi o mote para o desenvolvimento de um processo de trabalho com estudantes de artes visuais e tecnologias, como forma de introduzir a investigação em arte e design baseada na prática e guiada pela prática (practice-based e practice-led research). Como ponto de partida, assumiu-se uma intervenção em espaço urbano. A realização de uma cartografia do território, que incluiu formas participadas de diagnóstico, propostas de atuação e intervenção, constituíram etapas definidas para a ideação deste projeto. Por esta via, os estudantes propuseram formas de atuação baseadas na prática artística, na prática do design ou na interligação entre ambas as áreas. O presente artigo dá conta dos processos de trabalho e dos resultados deste projeto, considerando as suas vantagens, contingências e limites. Procura, finalmente, servir como ponto de reflexão acerca das ligações entre escola, comunidade e participação cívica na formação de futuros profissionais, nas áreas das artes visuais, do design ou da educação artística.

Keywords : Investigação em arte e design baseada na prática; pesquisa baseada na comunidade; artes visuais; design.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )