SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Word Stress in Portuguese as a Foreign Language: a pilot-study and its pedagogical implicationsContribution of storytelling in promoting the social development of a child with profound intellectual multiple disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

PIRES, Manuel Duarte João. O perfil dos professores portugueses de Português Língua Estrangeira na China continental. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.79-96.  Epub Mar 29, 2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.314.

O ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) tem prosperado no território chinês devido ao aprofundamento das relações socioeconómicas e diplomáticas com os países de língua portuguesa. A aprendizagem da língua portuguesa tem sido sinónimo de competitividade e empregabilidade para os estudantes de Português presentes em mais de meia centena de instituições de ensino superior dispersas pelas diversas regiões da China. Devido ao célere crescimento do ensino e à extensão territorial, existem particularidades do PLE na China que carecem ainda de uma análise minuciosa e descritiva. Neste âmbito, este artigo tem como principal objetivo compreender o perfil e as características dos professores portugueses na China continental. Através do recurso a questionários dirigidos aos docentes, as principais conclusões deste estudo permitem compreender aspetos como a dimensão quantitativa, a formação académica e profissional, a distribuição geográfica ou a presente situação laboral destes professores, afetada, em muitos casos, pelos efeitos da pandemia.

Keywords : Português Língua Estrangeira; China continental; ensino superior; professores portugueses.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )