SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Acento de palavra no português como língua estrangeira: um estudo-piloto e suas implicações pedagógicasContributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

PIRES, Manuel Duarte João. O perfil dos professores portugueses de Português Língua Estrangeira na China continental. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.79-96.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.314.

O ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) tem prosperado no território chinês devido ao aprofundamento das relações socioeconómicas e diplomáticas com os países de língua portuguesa. A aprendizagem da língua portuguesa tem sido sinónimo de competitividade e empregabilidade para os estudantes de Português presentes em mais de meia centena de instituições de ensino superior dispersas pelas diversas regiões da China. Devido ao célere crescimento do ensino e à extensão territorial, existem particularidades do PLE na China que carecem ainda de uma análise minuciosa e descritiva. Neste âmbito, este artigo tem como principal objetivo compreender o perfil e as características dos professores portugueses na China continental. Através do recurso a questionários dirigidos aos docentes, as principais conclusões deste estudo permitem compreender aspetos como a dimensão quantitativa, a formação académica e profissional, a distribuição geográfica ou a presente situação laboral destes professores, afetada, em muitos casos, pelos efeitos da pandemia.

Palavras-chave : Português Língua Estrangeira; China continental; ensino superior; professores portugueses.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )