SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O perfil dos professores portugueses de Português Língua Estrangeira na China continentalLivros Viajantes Inclusivos: falar sobre questões LGBT nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

SOARES, Susana  e  NUNES, Clarisse. Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.97-130.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311.

Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.

Palavras-chave : multideficiência; desenvolvimento social; conto de histórias; histórias multissensoriais; histórias sociais..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )