SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Contribución de la narración en la promoción del desarrollo social de un niño con discapacidades múltiplesEducación en museos: entre conceptos y prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

FERREIRA, Eduarda. Livros Viajantes Inclusivos: falar sobre questões LGBT nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.131-158.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.304.

Este artigo apresenta o projeto 'Livros Viajantes Inclusivos', desenvolvido pela SEIES - Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, em parceria com as bibliotecas escolares, nas escolas do ensino básico do concelho de Setúbal. O projeto ‘Livros Viajantes Inclusivos’ tem como objetivo promover atividades em contexto escolar sobre a não discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género. O foco central do projeto é o potencial da literatura infantojuvenil para a promoção de uma sociedade inclusiva e baseada no respeito pela diversidade. Ao longo dos anos letivos em que foi implementado, de 2015 a 2019, o projeto 'Livros Viajantes Inclusivos' teve como principais resultados, nos cinco agrupamentos de escolas envolvidos, o desenvolvimento de atividades de exploração de livros infantis com 20 grupos de crianças do pré-escolar e 156 turmas do 1.º ciclo do ensino básico, num total de cerca de 4000 crianças. No âmbito deste projeto foi realizada a oficina de formação LER PARA A IGUALDADE, em parceria com a Escola Superior de Educação de Setúbal, com o objetivo de dar resposta às necessidades de formação das/os docentes envolvidas/os. São apresentadas e analisadas as atividades realizadas no contexto da formação e os impactos na prática profissional das/os participantes.

Palabras clave : literatura infantil; escolas; bibliotecas escolares; LGBT..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )