SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Inclusive Travelers Books: talking about LGBT issues in kindergartens and primary schoolsThe Plant@ESELx Project and the participation of students in the characterization of ESELx's plant heritage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

CRUZ, Patrícia  and  SALVADORI, Maria Angela Borges. Educação em museus: entre conceitos e práticas. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.159-187.  Epub Mar 29, 2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.301.

Este artigo propõe uma reflexão acerca das ações educativas realizadas em museus e, simultaneamente, sobre os conceitos e metodologias que perpassam os campos da educação, da história e do patrimônio. No segundo momento, numa abordagem mais pontual, observamos o trabalho do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV - considerando relatórios produzidos pelo Setor Educativo da instituição, entre 1995 e 1996, período no qual se nota uma preocupação maior com a realização de práticas educativas. Essa dupla mirada permite pensar tanto sobre as atividades pontuais do MAV quanto, em termos mais amplos, discutir o tema da educação em museus e sua ligação mais ou menos vigorosa com protocolos escolares, seus currículos e práticas. Os objetivos, sobretudo, relacionam-se à defesa do patrimônio e da preservação de registros do passado, a garantia de acesso e sua democratização. E à defesa, é claro, de uma educação em museus capaz de promover estes ideais.

Keywords : Museu, Educação em museus; Educação Patrimonial.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )