SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Libros de viajeros inclusivos: hablando sobre temas LGBT en jardines de infancia y escuelas primariasEl Proyecto Plant@ESELx y la participación de los alumnos en la caracterización del patrimonio vegetal de ESELx índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

CRUZ, Patrícia  y  SALVADORI, Maria Angela Borges. Educação em museus: entre conceitos e práticas. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.159-187.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.301.

Este artigo propõe uma reflexão acerca das ações educativas realizadas em museus e, simultaneamente, sobre os conceitos e metodologias que perpassam os campos da educação, da história e do patrimônio. No segundo momento, numa abordagem mais pontual, observamos o trabalho do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV - considerando relatórios produzidos pelo Setor Educativo da instituição, entre 1995 e 1996, período no qual se nota uma preocupação maior com a realização de práticas educativas. Essa dupla mirada permite pensar tanto sobre as atividades pontuais do MAV quanto, em termos mais amplos, discutir o tema da educação em museus e sua ligação mais ou menos vigorosa com protocolos escolares, seus currículos e práticas. Os objetivos, sobretudo, relacionam-se à defesa do patrimônio e da preservação de registros do passado, a garantia de acesso e sua democratização. E à defesa, é claro, de uma educação em museus capaz de promover estes ideais.

Palabras clave : Museu, Educação em museus; Educação Patrimonial.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )