SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Livros Viajantes Inclusivos: falar sobre questões LGBT nos jardins de infância e escolas do 1.º cicloO Projeto Plant@ESELx e a participação dos estudantes na caracterização do património vegetal da ESELx índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

CRUZ, Patrícia  e  SALVADORI, Maria Angela Borges. Educação em museus: entre conceitos e práticas. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.159-187.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.301.

Este artigo propõe uma reflexão acerca das ações educativas realizadas em museus e, simultaneamente, sobre os conceitos e metodologias que perpassam os campos da educação, da história e do patrimônio. No segundo momento, numa abordagem mais pontual, observamos o trabalho do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - MAV - considerando relatórios produzidos pelo Setor Educativo da instituição, entre 1995 e 1996, período no qual se nota uma preocupação maior com a realização de práticas educativas. Essa dupla mirada permite pensar tanto sobre as atividades pontuais do MAV quanto, em termos mais amplos, discutir o tema da educação em museus e sua ligação mais ou menos vigorosa com protocolos escolares, seus currículos e práticas. Os objetivos, sobretudo, relacionam-se à defesa do patrimônio e da preservação de registros do passado, a garantia de acesso e sua democratização. E à defesa, é claro, de uma educação em museus capaz de promover estes ideais.

Palavras-chave : Museu, Educação em museus; Educação Patrimonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )