SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Education in museums: among concepts and practicesBetween uncertainties and the virtual: the University and International Academic Mobility in times of pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

MELO, Nuno; TELO, Carlos  and  SARREIRA, Pedro. O Projeto Plant@ESELx e a participação dos estudantes na caracterização do património vegetal da ESELx. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.188-208.  Epub Mar 29, 2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.321.

O projeto Plant@ESELx é um projeto de intervenção nos espaços exteriores da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), que visa a valorização do património vegetal da instituição e, simultaneamente, a consciencialização da comunidade académica para a importância da sua preservação e para o potencial didático-pedagógico que o mesmo pode apresentar. No âmbito deste projeto, foram inventariadas as principais espécies vegetais existentes e procedeu-se à sua identificação e caracterização. O processo de caracterização teve a participação direta de estudantes que, no âmbito da unidade curricular de “Mundo Vivo” da Licenciatura em Educação Básica, fizeram a pesquisa da informação necessária à caracterização das espécies identificadas, informação essa que foi depois organizada num website. Foram também criadas e colocadas placas identificativas junto dos exemplares caracterizados. Essas placas contêm um código QR que permite, através de smartphones e outros dispositivos móveis, o acesso rápido a toda a informação disponível no website.

No final, os estudantes responderam a um questionário, em que manifestaram a sua opinião sobre o trabalho realizado e sobre o projeto Plant@ESELx. Os resultados revelam que os estudantes consideraram a sua participação como um importante momento formativo e destacam, para além da valorização dos espaços exteriores, o contributo do projeto para um aumento do respeito pela biodiversidade na comunidade académica.

Keywords : Biodiversidade; Cidadania ambiental; Espaços verdes; Objetivos para o desenvolvimento sustentável.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )