SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1As (im)possibilidades de diferentes metodologias no Ensino Remoto Emergencial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

MOREIRA, Ana Isabel  e  DUARTE, Pedro. Sala de aula ou redação do jornal? Uma experiência curricular cidadã. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.1, pp.253-280.  Epub 29-Mar-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.310.

No século subsequente aos seminais trabalhos de Kilpatrick (1918) e Freinet (1976), mantêm-se fundamentais ações pedagógicas dialogantes com as conceções de ‘trabalho por projeto’ e ‘jornal escolar’, referenciais estruturantes para se equacionar uma real formação cidadã.

Decorrente dessa perspetiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que assentou na seguinte questão: Que opiniões constroem os alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre a experiência de criarem um jornal escolar?. Uma experiência que envolveu duas turmas do 5.º ano e uma do 6.º ano, no ano letivo 2020/21, numa instituição escolar privada portuguesa.

Como principais resultados destacam-se, por um lado, o reconhecimento consensual do ‘ensino por projeto’ como uma prática relevante para a aprendizagem dos estudantes e, ainda, para o desenvolvimento de competências de interação social; e, por outro, a constatação justificada das potencialidades de tal opção curricular na promoção da autonomia e autodeterminação das crianças e jovens.

Palavras-chave : jornal escolar; trabalho por projeto; cidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )