SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Desde el tiempo de producción hasta el tiempo de educación. Para un análisis de la subyugación de lo educativo a lo inmediato y la utilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

SANTOS, Natalie Nóbrega  y  MONTEIRO, Vera. Crenças de Aprendizagem, Avaliação e Retenção Escolar dos Futuros Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.5-32.  Epub 26-Sep-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.297.

O objetivo deste estudo foi caracterizar e explorar as relações entre as crenças de aprendizagem, avaliação e retenção escolar no 2.º ano de escolaridade dos futuros professores. Responderam a um questionário 103 estudantes inscritos em cursos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico (99% do sexo feminino, entre 19 e 49 anos). Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores apresentaram crenças mais positivas em relação ao modelo de aprendizagem construtivista do que ao modelo transmissivo e não têm uma opinião formada sobre a avaliação sumativa ou formativa. Apresentaram também crenças negativas sobre os efeitos da retenção no desenvolvimento socioafetivo dos alunos, não tendo uma conceção definida sobre os seus efeitos no desempenho académico, mas acreditando que é melhor quando realizada no início da escolaridade. As crenças face à retenção escolar estão relacionadas positivamente com as crenças de avaliação sumativa. É discutida a importância da avaliação das crenças dos futuros professores ao longo da sua formação inicial.

Palabras clave : crenças; ensino/aprendizagem; avaliação; retenção escolar; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )