SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Las creencias de los futuros maestros de primaria sobre aprendizaje, evaluación y repetición de cursoAlfabetización en el contexto de la guerra. La elaboración de una carta como actividad de escritura transformadora en la Educación Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

FERREIRA, Joana Vaz  y  MONTEIRO, Hugo. Do tempo da produção aos tempos da educação. Para uma análise da subjugação do educativo ao imediato e ao utilitário. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.33-54.  Epub 28-Sep-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.307.

Em tempos de tecnocracia, as questões associadas ao Direito à Educação têm sido preteridas em favor de um determinismo económico-financeiro, predominante na sociedade hegemonizada pelo neoliberalismo. Espelho disto mesmo são as orientações educativas provindas de organizações transnacionais, como a Comissão Europeia ou a OCDE, centralizando as prioridades da ação educativa em questões como o empreendedorismo, a empregabilidade e as lógicas empresariais. O tempo da produção, definido pelo pragmatismo regulador que invade e coloniza o tempo humano da relação, ganha uma nova centralidade nos discursos e práticas educativas. O presente artigo pretende definir e analisar os efeitos do que designamos por imperialismo do útil, sublinhando a importância de devolver às práticas e aos discursos educacionais um sentido crítico, humanizador e socialmente justo.

Palabras clave : Educação; Responsabilidade; Desigualdades; Neoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )