SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Crenças de Aprendizagem, Avaliação e Retenção Escolar dos Futuros Professores de 1.º Ciclo do Ensino BásicoA literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino Básico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

FERREIRA, Joana Vaz  e  MONTEIRO, Hugo. Do tempo da produção aos tempos da educação. Para uma análise da subjugação do educativo ao imediato e ao utilitário. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.33-54.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.307.

Em tempos de tecnocracia, as questões associadas ao Direito à Educação têm sido preteridas em favor de um determinismo económico-financeiro, predominante na sociedade hegemonizada pelo neoliberalismo. Espelho disto mesmo são as orientações educativas provindas de organizações transnacionais, como a Comissão Europeia ou a OCDE, centralizando as prioridades da ação educativa em questões como o empreendedorismo, a empregabilidade e as lógicas empresariais. O tempo da produção, definido pelo pragmatismo regulador que invade e coloniza o tempo humano da relação, ganha uma nova centralidade nos discursos e práticas educativas. O presente artigo pretende definir e analisar os efeitos do que designamos por imperialismo do útil, sublinhando a importância de devolver às práticas e aos discursos educacionais um sentido crítico, humanizador e socialmente justo.

Palavras-chave : Educação; Responsabilidade; Desigualdades; Neoliberalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )