SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2From production time to education times. An analysis of the subjugation of the educational to the immediate and the utilitySmall readers and great challenges in elementary education i: theoretical contributions to a resignified practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

SA, Iranita Maria de Almeida et al. A literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino Básico. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.55-74.  Epub Sep 28, 2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334.

O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6.º ano do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta teve como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionou como reforço e visou assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita.

Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática.

Keywords : literacia; aprendizagem; escrita; participação democrática.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )