SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Do tempo da produção aos tempos da educação. Para uma análise da subjugação do educativo ao imediato e ao utilitárioPequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

SA, Iranita Maria de Almeida et al. A literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino Básico. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.55-74.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334.

O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6.º ano do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta teve como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionou como reforço e visou assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita.

Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática.

Palavras-chave : literacia; aprendizagem; escrita; participação democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )