SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Literacy in the context of war. The elaboration of a letter as a transformative writing in Basic EducationCan tree collections be living museums for outdoor education? Reflections upon a case study about pecan and pistachio tree collections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

BALDOINO, Adriana Morais de Sousa  and  TABAK, Fani Miranda. Pequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.75-102.  Epub Sep 28, 2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.312.

O presente artigo discute questões relacionadas com a recepção do texto literário por parte de leitores no Ensino Fundamental I, bem como os desafios presentes nesta etapa. Tais desafios muitas vezes requerem da escola uma alteração dos percursos traçados e das estratégias utilizadas visando a ressignificação das suas práticas. Considerando que algumas abordagens do texto literário em sala de aula muitas vezes prejudicam a interação, o diálogo da criança com o texto, consequentemente prejudicando o exercício da construção de sentidos para a leitura, este artigo discute ainda questões que contribuam com a elaboração de um projeto de leitura viável que favoreça o ressignificar do trabalho com o texto literário e a recepção deste texto com leitores em formação. Sendo o texto literário espaço de interlocução, de diálogo, de troca de ideias, faz-se necessária a superação de práticas que engessem o texto literário com propostas que fecham as múltiplas interpretações sugeridas por ele.

Keywords : Texto literário; Recepção; Formação de leitores; Ressignificação de práticas..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )