SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Alfabetización en el contexto de la guerra. La elaboración de una carta como actividad de escritura transformadora en la Educación BásicaPueden las colecciones de árboles ser museos vivientes para la educación al aire libre? Reflexiones sobre un estudio de caso sobre colecciones de árboles de nuez-pecan y pistacho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

BALDOINO, Adriana Morais de Sousa  y  TABAK, Fani Miranda. Pequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.75-102.  Epub 28-Sep-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.312.

O presente artigo discute questões relacionadas com a recepção do texto literário por parte de leitores no Ensino Fundamental I, bem como os desafios presentes nesta etapa. Tais desafios muitas vezes requerem da escola uma alteração dos percursos traçados e das estratégias utilizadas visando a ressignificação das suas práticas. Considerando que algumas abordagens do texto literário em sala de aula muitas vezes prejudicam a interação, o diálogo da criança com o texto, consequentemente prejudicando o exercício da construção de sentidos para a leitura, este artigo discute ainda questões que contribuam com a elaboração de um projeto de leitura viável que favoreça o ressignificar do trabalho com o texto literário e a recepção deste texto com leitores em formação. Sendo o texto literário espaço de interlocução, de diálogo, de troca de ideias, faz-se necessária a superação de práticas que engessem o texto literário com propostas que fecham as múltiplas interpretações sugeridas por ele.

Palabras clave : Texto literário; Recepção; Formação de leitores; Ressignificação de práticas..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )