SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino BásicoPodem as coleções de árvores ser museus vivos para a educação ao ar livre? Reflexões sobre um caso de estudo com coleções de árvores de nogueiras-pecã e de pistácios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

BALDOINO, Adriana Morais de Sousa  e  TABAK, Fani Miranda. Pequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.75-102.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.312.

O presente artigo discute questões relacionadas com a recepção do texto literário por parte de leitores no Ensino Fundamental I, bem como os desafios presentes nesta etapa. Tais desafios muitas vezes requerem da escola uma alteração dos percursos traçados e das estratégias utilizadas visando a ressignificação das suas práticas. Considerando que algumas abordagens do texto literário em sala de aula muitas vezes prejudicam a interação, o diálogo da criança com o texto, consequentemente prejudicando o exercício da construção de sentidos para a leitura, este artigo discute ainda questões que contribuam com a elaboração de um projeto de leitura viável que favoreça o ressignificar do trabalho com o texto literário e a recepção deste texto com leitores em formação. Sendo o texto literário espaço de interlocução, de diálogo, de troca de ideias, faz-se necessária a superação de práticas que engessem o texto literário com propostas que fecham as múltiplas interpretações sugeridas por ele.

Palavras-chave : Texto literário; Recepção; Formação de leitores; Ressignificação de práticas..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )