SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Pueden las colecciones de árboles ser museos vivientes para la educación al aire libre? Reflexiones sobre un estudio de caso sobre colecciones de árboles de nuez-pecan y pistachoJóvenes constructores de la ciudad - Ciudadanía y participación en el municipio de Funchal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

TENOTTI, Carolina Fogaça; SIRTOLI, Guilherme Susin  y  SILVA, Ursula Rosa da. O espaço entre o museu e a escola: experiências poético-educativas suscitando reflexões acerca da instituição museológica. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.126-145.  Epub 28-Sep-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.326.

O presente trabalho tem como foco a discussão acerca da relação entre museu e escola, suscitada através da poética-artística. Para tal, analisa-se a proposição de Luis Camnitzer, El Museo es una Escuela, que, desde 2009, permeia a fachada de museus ao redor do globo. Alinhavado à proposição de Camnitzer, aproximamo-nos junto ao pensamento freireano sobre a construção do conhecimento a partir do diálogo, concebida de forma multilateral e libertária. Freire valoriza o envolvimento do espectador e sua vivência, como também concebe Wilder (2009), apresentando um método não hierarquizado em instituições museológicas, onde as experiências particulares são estimuladas e fazem parte da discussão. Inúmeras mudanças e esforços ocorreram nas concepções educacionais brasileiras nas últimas décadas, em prol de uma sociedade mais humana e sensível. Assim, concebe-se que o museu e a escola, bem como a sociedade e a educação não estão descolados uns dos outros, mas atuam juntos em prol de uma sociedade mais humana, priorizando o diálogo e as experiências do sensível.

Palabras clave : museu; arte; educação; experiência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )