Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Da Investigação às Práticas
versión On-line ISSN 2182-1372
Resumen
TENOTTI, Carolina Fogaça; SIRTOLI, Guilherme Susin y SILVA, Ursula Rosa da. O espaço entre o museu e a escola: experiências poético-educativas suscitando reflexões acerca da instituição museológica. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.126-145. Epub 28-Sep-2022. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.326.
O presente trabalho tem como foco a discussão acerca da relação entre museu e escola, suscitada através da poética-artística. Para tal, analisa-se a proposição de Luis Camnitzer, El Museo es una Escuela, que, desde 2009, permeia a fachada de museus ao redor do globo. Alinhavado à proposição de Camnitzer, aproximamo-nos junto ao pensamento freireano sobre a construção do conhecimento a partir do diálogo, concebida de forma multilateral e libertária. Freire valoriza o envolvimento do espectador e sua vivência, como também concebe Wilder (2009), apresentando um método não hierarquizado em instituições museológicas, onde as experiências particulares são estimuladas e fazem parte da discussão. Inúmeras mudanças e esforços ocorreram nas concepções educacionais brasileiras nas últimas décadas, em prol de uma sociedade mais humana e sensível. Assim, concebe-se que o museu e a escola, bem como a sociedade e a educação não estão descolados uns dos outros, mas atuam juntos em prol de uma sociedade mais humana, priorizando o diálogo e as experiências do sensível.
Palabras clave : museu; arte; educação; experiência.