SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The space between the museum and the school: poetic-educational experiences raising reflections about the museological institutionIdentification of self-perception competences for professionals in the development of inclusive arts projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

DIONISIO, João Francisco; HORTAS, Maria João  and  CAMPOS, Joana. Jovens construtores da cidade - Cidadania e participação no município do Funchal. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.146-173.  Epub Sep 28, 2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.325.

O presente artigo tem como objeto de estudo os jovens do Funchal, as suas representações acerca da juventude, da sua participação cidadã e das políticas municipais de juventude. Mobilizamos uma metodologia de análise que combina técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa iniciou-se com a análise de documentos, do âmbito local ao internacional, relativos às políticas de participação jovem. Num segundo momento, foram inquiridos os jovens do Funchal, através da aplicação de um inquérito por questionário, que contou com 1259 participantes. A informação recolhida permitiu a realização de estatística descritiva e também a análise de conteúdo das respostas às questões abertas. Os resultados destacam a importância dos processos de participação jovem na construção da cidade e na formulação de políticas públicas para a juventude. É também valorizado o envolvimento de todos os agentes na cocriação de uma estratégia que reflita uma visão partilhada para a cidade.

Keywords : juventude(s); políticas locais de juventude; plano municipal de juventude; cidadania; participação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )