SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O espaço entre o museu e a escola: experiências poético-educativas suscitando reflexões acerca da instituição museológicaIdentificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

DIONISIO, João Francisco; HORTAS, Maria João  e  CAMPOS, Joana. Jovens construtores da cidade - Cidadania e participação no município do Funchal. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.146-173.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.325.

O presente artigo tem como objeto de estudo os jovens do Funchal, as suas representações acerca da juventude, da sua participação cidadã e das políticas municipais de juventude. Mobilizamos uma metodologia de análise que combina técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa iniciou-se com a análise de documentos, do âmbito local ao internacional, relativos às políticas de participação jovem. Num segundo momento, foram inquiridos os jovens do Funchal, através da aplicação de um inquérito por questionário, que contou com 1259 participantes. A informação recolhida permitiu a realização de estatística descritiva e também a análise de conteúdo das respostas às questões abertas. Os resultados destacam a importância dos processos de participação jovem na construção da cidade e na formulação de políticas públicas para a juventude. É também valorizado o envolvimento de todos os agentes na cocriação de uma estratégia que reflita uma visão partilhada para a cidade.

Palavras-chave : juventude(s); políticas locais de juventude; plano municipal de juventude; cidadania; participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )