SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Jovens construtores da cidade - Cidadania e participação no município do FunchalProjeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!”: Escutar a voz das pessoas com deficiência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

SANAHUJA-GAVALDA, Josep M. et al. Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.174-191.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.335.

A geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.

Palavras-chave : inclusão; educação artística; participação; necessidades de formação..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )