SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos.Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

LINDEZA, Inês Cardoso; PEREIRA, Ana Isabel; GAMA, Ana  e  AREZ, Abel. Projeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!”: Escutar a voz das pessoas com deficiência. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.192-213.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332.

No âmbito da Música na Comunidade, os projetos de intervenção devem ser um motor de desenvolvimento pessoal e mudança social, envolvendo o “fazer” música de forma colaborativa através de atos de cocriação entre o facilitador e os participantes. Em Portugal, projetos deste teor são ainda pouco divulgados. Este artigo tem como objetivo apresentar o processo desenvolvido num projeto musical com pessoas com deficiência. Enquadrado na Unidade Curricular de Projeto Musical de Intervenção Comunitária II da Licenciatura em Música na Comunidade da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), o projeto “Na AFID eu sou Feliz!” foi implementado entre 5 de novembro de 2020 e 27 de maio de 2021 na Fundação AFID Diferença, instituída pela Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente (AFID). Para delineamento e concretização desta intervenção foi adotada a grelha conceptual da Metodologia de Projeto. O processo culminou na apresentação de três objetos artísticos: um CD com criações musicais originais, um espetáculo e uma instalação visual. Ao longo deste projeto, constatou-se a importância da escuta e da intervenção ativa de todos os agentes. É urgente divulgar e refletir sobre o papel deste tipo de projetos para que os processos de transformação possam ter lugar em mais comunidades e sejam significativos em termos do bem-estar máximo das pessoas.

Palavras-chave : Música na Comunidade; Pessoas com Deficiência; Arte Participativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )