SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Projeto Musical “Na AFID eu sou Feliz!”: Escutar a voz das pessoas com deficiência"Quando eu olhei, eu cheguei a me emocionar” - Experimentações com a pedagogia do dispositivo e o cinema de arquivo. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

FIGUEIREDO, Carla Cibele; ALCANTARA, Ana; FIALHO, Filipe  e  MATOS, Joana. Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.214-240.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331.

O projeto idoSOS - intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Com o objetivo de investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútuos. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto.

Palavras-chave : Empatia; Intergeracionalidade; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )