Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
MORAES JUNIOR, Flávio José de. "Quando eu olhei, eu cheguei a me emocionar” - Experimentações com a pedagogia do dispositivo e o cinema de arquivo. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.241-261. Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.288.
O presente artigo pretende refletir sobre o processo de desenvolvimento e produção da Oficina Cinema de Arquivo, realizada entre 2020 e 2021, com a participação de 20 estudantes da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, Brasil. A oficina propôs aos participantes a construção de um filme-ensaio, elaborado a partir da narração e do material de arquivo dos próprios educandos. Debateremos aqui questões teóricas em torno do escopo da oficina e analisaremos sua produção a partir do curta-metragem realizado pela estudante Julianna Lopes, de 14 anos.
Palavras-chave : Pedagogia do dispositivo; Memória; Cinema de Arquivo..