SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Vozes cruzadas: Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

MORAES JUNIOR, Flávio José de. "Quando eu olhei, eu cheguei a me emocionar” - Experimentações com a pedagogia do dispositivo e o cinema de arquivo. Invest. Práticas [online]. 2022, vol.12, n.2, pp.241-261.  Epub 28-Set-2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.288.

O presente artigo pretende refletir sobre o processo de desenvolvimento e produção da Oficina Cinema de Arquivo, realizada entre 2020 e 2021, com a participação de 20 estudantes da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, Brasil. A oficina propôs aos participantes a construção de um filme-ensaio, elaborado a partir da narração e do material de arquivo dos próprios educandos. Debateremos aqui questões teóricas em torno do escopo da oficina e analisaremos sua produção a partir do curta-metragem realizado pela estudante Julianna Lopes, de 14 anos.

Palavras-chave : Pedagogia do dispositivo; Memória; Cinema de Arquivo..

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )