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Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

LOPESI, Lucas Salgueiro    FERREIRAI, Arthur Vianna. As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as representações sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil. []. , 13, 1, pp.28-49.   28--2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.318.

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Este artigo, oriundo de uma dissertação de Mestrado em Educação em desenvolvimento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de violências dos educadores sociais atuantes em um projeto socioeducativo no “Complexo do Salgueiro”, favela no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir de um trabalho de campo iniciado em 2021, a pesquisa tem como propósito identificar as representações sociais de violências compartilhadas pelos educadores desse espaço não escolar, dedicando-se a entender como essas representações acabam por influenciar nas ações socioeducativas oferecidas por essa instituição. Num passo adiante, têm-se o objetivo de analisar se essas práticas podem (ou não) ter servido de forma real para empreender uma Educação para a Paz comprometida em combater as violências encontradas nesse contexto. Para serem realizadas essas análises, a metodologia utilizará como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturadas e a escrita de diários de campo - com base na observação de campo inspirada na fenomenologia de Husserl. Como resultados do trabalho, cabe ressaltar que esta investigação ainda está em desenvolvimento, contendo aqui reflexões e hipóteses iniciais acerca dos seus objetivos e alguns avanços teóricos direcionados, especialmente, à importância dos estudos sobre violências atualmente (inserindo esses na abordagem da Teoria das Representações Sociais) e às possibilidades da educação não escolar e da Educação para a Paz em espaços violentos. Futuramente, visamos expandir (e publicizar) seus resultados de natureza empírica e analítica em formato de novas apresentações e publicações, objetivando contribuir com os estudos sobre a marginalização e as violências, tal como, com os campos das representações sociais e da Pedagogia Social.

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This article, from a Master's thesis Education in development at the State University of Rio de Janeiro, investigates the possible social representations of violence from social educators working in a socio-educational project at the "Complexo do Salgueiro", a favela from Rio de Janeiro, Brazil. This reseach, started in 2021, investigate the social representations of violence shared by the educators of this non-school space, dedicating to understanding how these representations influence the socio-educational actions offered by this institution. At the same time, it analyzes how these practices may (or may not) have served in a real way to work an Education for Peace committed to combating the violence found in this context. For this investigation, the methodology will use semi-structured interviews and the writing of “field diaries” as a research instrument - ​​based on field observation inspired by Husserl's phenomenology. As a result of the work, it should be noted that this investigation is still under development, containing reflections and initial hypotheses about these objectives and some theoretical advances directed, especially for the importance of studies on violence today (including these in the approach of the Theory of Social Representations) and the possibilities of non-school education and Education for Peace in violent spaces. In the future, we will expand (and publicize) the empirical and analytical results in the form of new presentations and publications, contributing to studies on marginalization and violence, as well as to the fields of social representations and Social Pedagogy.

^len^a

Este artículo, parte de una tesis de Maestría en Educación en desarrollo en la Universidad del Estado de Río de Janeiro, tiene como objetivo investigar las posibles representaciones sociales de violencia por parte de educadores sociales en un proyecto socioeducativo en el "Complexo do Salgueiro", una favela del estado de Río de Janeiro, Brasil. Desde un trabajo iniciado en 2021, la investigación tiene como objetivo identificar las representaciones sociales de violencia compartidas por los educadores de este espacio, dedicándose a comprender cómo esas representaciones terminan influyendo en las acciones socioeducativas ofrecidas por la institución. Adelante, el objetivo es analizar si estas prácticas pueden (o no) haber ayudado, de manera concreta, para emprender una Educación para la Paz comprometida con la lucha contra la violencia que se produce en este contexto. Para llevar a cabo estos análisis, la metodología utilizará como herramienta de investigación la entrevista semiestructurada y la redacción de ‘diarios de campo’ - basados en la observación de campo inspirada en la fenomenología de Husserl. Como resultado del trabajo, cabe señalar que esta investigación se encuentra aún en desarrollo, conteniendo reflexiones e hipótesis iniciales sobre sus objetivos y algunos avances teóricos dirigidos, especialmente, a la importancia de los estudios sobre la violencia en la actualidad (insertando estos en la de la Teoría de las Representaciones Sociales) y las posibilidades de la educación no escolarizada y la educación para la paz en espacios de violencia. En el futuro, pretendemos ampliar (y difundir) sus resultados empíricos y analíticos en forma de nuevas presentaciones y publicaciones, con el objetivo de contribuir a los estudios sobre marginación y violencia, así como a los campos de las representaciones sociales y la pedagogía social.

^les^a

Cet article, qui fait partie d'une thèse de maîtrise en éducation au développement de l'Université de l'État de Rio de Janeiro, vise à étudier les possibles représentations sociales de la violence par les éducateurs sociaux dans un projet socio-éducatif du "Complexo do Salgueiro", un favela de l'état de Rio de Janeiro, Brésil. Depuis un travail débuté en 2021, la recherche vise à identifier les représentations sociales de la violence partagées par les éducateurs de cet espace, s'attachant à comprendre comment ces représentations finissent par influencer les actions socio-éducatives proposées par l'institution. De plus, l'objectif est d'analyser si ces pratiques peuvent (ou non) être aidées, de manière concrète, pour entreprendre une Éducation à la Paix engagée dans la lutte contre les violences qui ont lieu dans ce contexte. Pour mener à bien ces analyses, la méthodologie utilisera comme outil de recherche l'entretien semi-directif et la rédaction de ‘journaux de terrain’ - basés sur l'observation inspirée de la phénoménologie de Husserl. À la suite de ce travail, il convient de noter que cette recherche est en cours, contenant des réflexions et des hypothèses initiales sur ses objectifs et quelques avancées théoriques dirigées, en particulier, vers l'importance des études sur la violence dans le présent (en les insérant dans le théorie des représentations sociales) et les possibilités d'éducation non scolarisée et d'éducation à la paix dans les espaces de violence. À l'avenir, nous avons l'intention d'élargir (et de diffuser) ses résultats empiriques et analytiques sous la forme de nouvelles présentations et publications, dans le but de contribuer aux études sur la marginalisation et la violence, ainsi qu'aux domaines des représentations sociales et de la pédagogie sociale.

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