SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Artistic Education: Citizenship Processes and ChallengesThe graphing calculator in basic education with the contribution of the Semiotic Mediation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

FEIO, Mariana; VALENTE, Bianor  and  LEITE, Teresa. As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.1, pp.97-115.  Epub Mar 28, 2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.344.

O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.

Keywords : Licenciatura em Educação Básica; Formação inicial de professores; Processo de Bolonha; Aprendizagem centrada no estudante; Aprendizagem ativa.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )