SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Teaching typologies in the curriculum design of the Degree in Basic EducationFunctional reading as a process to promote the personal and social autonomy of students with intellectual development disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

SUBTIL, Manuela; DOMINGOS, António  and  MARIOTTI, Maria Alessandra. A calculadora gráfica no ensino básico com o contributo da Mediação Semiótica. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.1, pp.116-143.  Epub Mar 28, 2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.343.

Este artigo visa analisar a resolução de uma tarefa de Geometria, de índole exploratória, com recurso ao artefacto mediador, calculadora gráfica. Procurou-se compreender como é que o aluno promoveu signos de artefacto através do desenvolvimento de esquemas de uso e esquemas de ação instrumentada. Posteriormente, na discussão coletiva, pretendemos analisar de que forma a professora promoveu a transição desses signos de artefacto para signos matemáticos. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, adotou-se a modalidade estudo de caso, focada no trabalho de dois pares de alunos. Os resultados evidenciam que a calculadora gráfica, funcionou como um instrumento de mediação semiótica e a orquestração da professora na discussão coletiva foi imprescindível para o desenvolvimento do potencial semiótico deste artefacto, resultando na construção do conhecimento matemático.

Keywords : Calculadora gráfica; potencial semiótico do artefacto; esquemas de uso; esquemas de ação instrumentada; mediação semiótica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )