SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação BásicaA leitura funcional como processo de promoção de autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

SUBTIL, Manuela; DOMINGOS, António  e  MARIOTTI, Maria Alessandra. A calculadora gráfica no ensino básico com o contributo da Mediação Semiótica. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.1, pp.116-143.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.343.

Este artigo visa analisar a resolução de uma tarefa de Geometria, de índole exploratória, com recurso ao artefacto mediador, calculadora gráfica. Procurou-se compreender como é que o aluno promoveu signos de artefacto através do desenvolvimento de esquemas de uso e esquemas de ação instrumentada. Posteriormente, na discussão coletiva, pretendemos analisar de que forma a professora promoveu a transição desses signos de artefacto para signos matemáticos. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, adotou-se a modalidade estudo de caso, focada no trabalho de dois pares de alunos. Os resultados evidenciam que a calculadora gráfica, funcionou como um instrumento de mediação semiótica e a orquestração da professora na discussão coletiva foi imprescindível para o desenvolvimento do potencial semiótico deste artefacto, resultando na construção do conhecimento matemático.

Palavras-chave : Calculadora gráfica; potencial semiótico do artefacto; esquemas de uso; esquemas de ação instrumentada; mediação semiótica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )