SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The graphing calculator in basic education with the contribution of the Semiotic Mediation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Da Investigação às Práticas

On-line version ISSN 2182-1372

Abstract

GOMES, Luísa  and  MADUREIRA, Isabel. A leitura funcional como processo de promoção de autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.1, pp.144-178.  Epub Mar 28, 2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322.

No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa.

Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas.

Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.

Keywords : Autonomia pessoal e social; Educação Inclusiva; Leitura funcional; Perturbação do Desenvolvimento Intelectual.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )