SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1La calculadora gráfica en la enseñanza básica con la contribución de la Mediación Semiótica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

GOMES, Luísa  y  MADUREIRA, Isabel. A leitura funcional como processo de promoção de autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.1, pp.144-178.  Epub 28-Mar-2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322.

No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa.

Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas.

Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.

Palabras clave : Autonomia pessoal e social; Educação Inclusiva; Leitura funcional; Perturbação do Desenvolvimento Intelectual.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )