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Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

DIAS, Alfredo Gomes  e  TEMPERA, Tiago. Projetos de intervenção educativa na ESELx: dos problemas à problemática. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.2, e375.  Epub 21-Set-2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.375.

As Práticas de Ensino Supervisionadas desempenham um papel de grande relevância nos planos de estudo dos cursos de formação inicial de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Uma das linhas que orientam as práticas de iniciação profissional aponta para o recurso à Metodologia de Projeto na conceção, implementação e avaliação dos projetos de intervenção. Tendo sido identificadas fragilidades na fase de definição das problemáticas dos projetos de intervenção, que têm sido delineados nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, este artigo propõe-se analisar o desempenho dos estudantes na definição das problemáticas que inscrevem nos seus projetos de intervenção. Metodologicamente, propomo-nos analisar os 60 projetos de intervenção submetidos no ano letivo de 2022/2023 no âmbito das duas Práticas de Ensino Supervisionadas do 1.º CEB, no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Uma vez identificadas as diferentes problemáticas definidas, procedemos à análise de conteúdo dos 60 Projetos de Intervenção no 1.º CEB (PES I e II), submetidos no ano de 2022/2023. Os resultados alcançados apontam para a frágil consistência que se regista na definição das problemáticas, exigindo-se, da instituição formadora um maior empenho no processo formativo nesta matéria.

Palavras-chave : Metodologia de Projeto; Problemática; Práxis; Formação de Professores.

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