SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Projetos de intervenção educativa na ESELx: dos problemas à problemáticaOs processos de reflexão nas práticas pedagógicas supervisionadas em História e Geografia: o caso da Escola Superior de Educação de Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Da Investigação às Práticas

versão On-line ISSN 2182-1372

Resumo

FERREIRA, Joana Vaz  e  VEIGA, Sofia. Por uma investigação científica útil e ao serviço das pessoas: Contributos da investigação ação participativa para o exercício de uma democracia participada. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.2, e350.  Epub 22-Set-2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.350.

A constante evolução, descobertas e transformações de um mundo globalizado, influenciam os paradigmas que norteiam o/a investigador/a na forma de fazer e conceber a ciência. No campo sócioeducacional, mais do que uma procura explicativa dos fenómenos e da realidade social, a investigação almeja uma descrição e compreensão dos mesmos para neles se atuar. Neste contexto, emergem e ganham sentido as investigações de natureza qualitativa, que privilegiam uma produção de conhecimento comprometida com a transformação e emancipação das pessoas e das comunidades. De entre as metodologias que integram este tipo de pesquisa, destacamos a investigação ação participativa, a qual será o objeto de análise e reflexão do presente artigo. Esta metodologia destaca-se pelo facto de valorizar a voz das pessoas - sobretudo daquelas que pertencem a grupos minoritários e marginalizados -, incentivando-as a se envolverem e a participarem na transformação e melhoria das suas vidas, e na determinação dos acontecimentos sociais que as afetam.

Palavras-chave : Educação; Paradigma qualitativo; Investigação ação participativa; Marginalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )