SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Por una investigación científica útil y al servicio de las personas: Contribuciones de la investigación-acción participativa al ejercicio de una democracia participativaLo ilustre desaparecido: La muerte de António Aurélio da Costa Ferreira recordada cien años después (1922-2022) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

PENAFIEL, Rebeca Guillén; HORTAS, Maria João  y  DIAS, Alfredo Gomes. Os processos de reflexão nas práticas pedagógicas supervisionadas em História e Geografia: o caso da Escola Superior de Educação de Lisboa. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.2, e376.  Epub 22-Sep-2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.376.

As práticas pedagógicas supervisionadas apresentam um grande potencial para melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Considerando as amplas possibilidades que oferecem, o presente trabalho tem como finalidade analisar as práticas pedagógicas supervisionadas de várias estudantes inscritas no Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB, na vertente de História e Geografia de Portugal, implementado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx). Procura, ainda, avaliar as diferentes fases que compõem o ciclo da supervisão, tendo em conta o papel relevante de cada uma delas na avaliação da prática docente.

A metodologia de recolha e análise de dados é de natureza qualitativa, utilizando a observação não participante nos contextos de sala de aula, e a análise de conteúdo de vários documentos, entre os quais se destaca o Plano de Intervenção Educativa concebido pelas estudantes. Entre os resultados, reconhece-se a relevância de criar espaços contínuos de reflexão e diálogo com o estudante/estagiário, os quais favorecem o questionamento e a melhoria, tanto da atividade do supervisor como das competências do futuro professor.

Por outro lado, identificam-se possibilidades de melhoria em relação à mobilização de competências específicas da educação histórica e geográfica. Mais concretamente, no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias de questionamento e problematização da realidade, que promovam análises críticas e reflexivas, orientadas para a sua transformação.

Palabras clave : Práticas pedagógicas supervisionadas; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa; Educação baseada em competências; Competências histórico-geográficas; Reflexão.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )