SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Lo ilustre desaparecido: La muerte de António Aurélio da Costa Ferreira recordada cien años después (1922-2022) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Da Investigação às Práticas

versión On-line ISSN 2182-1372

Resumen

MOLFINO, Verónica; OCHOVIET, Cristina  y  PAGES, Daniela. Pesquisa das identidades profissionais de três formadoras de professores de Matemáticas através de narrativas. Invest. Práticas [online]. 2023, vol.13, n.2, e362.  Epub 22-Sep-2023. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.362.

Apresenta-se um estudo sobre as identidades de três formadores que, em 2021, atuaram como docentes na prática pedagógica de professores de matemática em fase de pós-graduação. Adota-se uma perspetiva teórica que entende a identidade como uma atividade discursiva, ou seja, coleções de um tipo particular de histórias, que são endossáveis, reificadas e significativas. Os professores escreveram histórias sobre os formadores com quem estiveram envolvidos na sua prática pedagógica. Estas foram apresentadas a três dos formadores que indicaram com qual delas se identificavam mais. A partir daí, foram recolhidas histórias através de correio eletrónico e de entrevistas. A análise das respostas dos formadores permitiu-nos detetar aspetos das suas identidades reais e designadas. Nomeadamente, alguns episódios de histórias escritas sobre eles, com as quais não se identificavam, catalisaram narrativas próprias que fazem parte da sua identidade designada. Foi também evidente que as identidades profissionais estão ligadas à disciplina lecionada. Além disso, verificou-se que as histórias utilizadas constituem um instrumento metodológico adequado para estudar a identidade do formador e para promover processos de reflexão sobre a prática profissional. Tornou-se evidente que as histórias na terceira pessoa podem dar conta da identidade dos sujeitos tão bem como as histórias na primeira pessoa.

Palabras clave : Identidade profissional; formadores de professores de matemática; narrativas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )