SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número3Infeção Genital por Chlamydia Trachomatis nos Adolescentes PortuguesesFístula Cutânea Odontogénica: Um Diagnóstico a ser Lembrado pelo Médico Dermatologista índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

PINTO, Marcos; CAPRIO, G. De  e  SOARES, R. Oliveira. Alopecia Fibrosante em Padrão de Distribuição Androgenética: Patogénese, Diagnóstico e Tratamento. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.3, pp.45-49.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.3.1222.

Alopecia fibrosante em padrão de distribuição androgenética é uma forma clínica de alopecia cicatricial recentemente reconhecida, manifestando-se por rarefacção de cabelo na área dependente de androgénios. Ausência de orifícios foliculares, eritema e hiperqueratose peri-pilar, e anisotriquia são as pistas em tricoscopia e o infiltrado inflamatório liquenóide folicular achado importante em histopatologia. Partilha características de alopecia androgenética e líquen plano pilar. Os dermatologistas devem estar familiarizados com esta entidade, a fim de otimizar o diagnóstico e tratar precocemente, evitando dano folicular irreversível.

Palavras-chave : Alopecia/diagnóstico; Alopecia/epidemiologia; Alopecia/tratamento farmacológico; Fibrose..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )