SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número3Fístula Cutânea Odontogénica: Um Diagnóstico a ser Lembrado pelo Médico DermatologistaFotossensibilidade como Manifestação Inicial de Infeção por Vírus da Imunodeficiência Humana índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

FERNANDES, Tânia Rita Moreno de Oliveira et al. Metástases Cutâneas como Primeira Manifestação de Carcinoma Urotelial. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.3, pp.53-57.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.3.1203.

Metástases cutâneas de neoplasias viscerais são raras, e os carcinomas uroteliais ou de células transicionais são responsáveis por menos de 1% dos casos. Relatamos o caso de um paciente de 50 anos que desenvolveu progressivamente múltiplos nódulos cutâneos (cabeça, abdômen, axila e virilha), alguns com ulceração, antes de qualquer outra sintomatologia.

A biópsia cutânea e o estudo imuno-histoquímico foram consistentes com metástases cutâneas de um carcinoma urotelial. O exame tomográfico revelou metástase generalizada nos órgãos internos.

Além da raridade destes tipos de metástases cutâneas, neste caso foi o sinal inaugural e, como habitualmente descrito, associado a mau prognóstico.

Palavras-chave : Carcinoma de Células de Transição; Neoplasias da Bexiga Urinária; Neoplasias da Pele/secundário..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )