SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número4Avaliação de Transtornos de Depressão e Ansiedade e Correlação com o Tratamento de Pacientes com Psoríase VulgarCOVID-19 e Manifestações Cutâneas: O que foi Reportado? Uma Metanálise de Estudos Observacionais e Casos Clínicos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

SOUSA, David de Almeida  e  ANTELO, Daniela Alves Pereira. Manifestações Cutâneas da COVID-19: Uma Série de Casos do Brasil. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.4, pp.19-24.  Epub 10-Set-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.4.1281.

Introdução:

O Brasil apresenta dados alarmantes e crescentes sobre infecção e óbitos por SARS-CoV-2. Existem mais de 4 5000 000 de casos confirmados e mais de 137 000 mortes, ocupando o segundo lugar no ranking mundial de pessoas

infectadas. Além do acometimento dos sistemas respiratório, cardiovascular, renal e neurológico, esse vírus também causa lesões cutâneas inespecíficas nos pacientes. Pouco se sabe sobre a fisiopatologia do envolvimento cutâneo. No momento, não podemos prever uma diferença de prognóstico com base nas lesões cutâneas.

Métodos:

Conduzimos um estudo de casos observacional de 25 pacientes afetados pela SARS-CoV-2 que apresentavam lesões dermatológicas. Descrevemos as características clínicas e epidemiológicas de cada caso, demonstrando o polimorfismo das lesões cutâneas e também fazendo uma correlação com a cronologia dos sintomas sistêmicos apresentados.

Resultados:

Vinte e cinco casos de COVID-19 com manifestações cutâneas (urticária, erupção cutânea eritematosa, erupção maculopapular, prurido, lesões do tipo eritema multiforme, eczema disidrótico, lesões eritematosas acrais) foram observados durante, após e antes dos sintomas sistêmicos. Alguns casos com envolvimento cutâneo também foram observados como sintomas isolados de infecção viral. Esses dados demonstram o polimorfismo clínico relacionado ao envolvimento cutâneo dos pacientes infectados pela SARS-CoV-2, enfatizando a importância da suspeita clínica pelo dermatologista no tratamento dos casos suspeitos no cenário epidemiológico atual.

Conclusão:

Embora o número de casos no cenário mundial pareça estar regredindo, a infecção pelo SARS-CoV-2 fará parte do dia a dia do dermatologista. Enquanto não tivermos uma vacina amplamente disponível e a pandemia assumir um perfil endémico, precisamos estar atentos a essas manifestações, não apenas para o diagnóstico adequado, indicação de isolamento do paciente, como também todos os procedimentos de biossegurança necessários em clínicas de dermatologia.

Palavras-chave : Brasil; COVID-19; Infecções por Coronavírus; Manifestações Cutâneas; SARS-CoV-2..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )