SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Phototherapy in Pediatric Population: Particularities and IndicationsDyskeratosis Congenita and Short Telomeres in a Female Patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

Print version ISSN 2182-2395On-line version ISSN 2182-2409

Abstract

PEIXOTO, Joana; LASCASAS, Joana Resse  and  VEDOR, Sofia. Qual o Papel da Carboxiterapia no Tratamento de Cicatrizes de Acne?. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.4, pp.48-54.  Epub Sep 10, 2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.4.1234.

Introdução:

A acne é uma condição extremamente prevalente. A reparação de lesões ativas de acne pode resultar no desenvolvimento de cicatrizes. As cicatrizes atróficas são as principais cicatrizes causadas pela acne e resultam da degradação das fibras de colágeno. A carboxiterapia é um método minimamente invasivo que consiste na injeção subcutânea de dióxido de carbono através de pequenas infiltrações na pele. O ambiente hipercápnico gerado resulta no aumento da deposição e reorganização das fibras de colagénio, facilitando a cicatrização e melhorando o aspeto da pele. O objetivo deste estudo é rever a evidência relativa ao papel da carboxiterapia no tratamento de cicatrizes faciais atróficas, isoladamente ou em combinação com outras técnicas.

Métodos:

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em várias bases de dados usando os termos MeSH “dióxido de carbono/terapia” e “feridas e lesões” para normas de orientação, revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais, publicados nos últimos 20 anos em português, inglês ou espanhol.

Resultados:

Foram identificados 129 artigos, dos quais quatro estudos experimentais e uma série de casos foram selecionados. Comparando as técnicas de microneedling e carboxiterapia, ambas foram consideradas modalidades de tratamento não invasivo, com igual eficácia, tolerabilidade e segurança, resultando em alterações histopatológicas semelhantes. Por outro lado, apesar da melhoria das cicatrizes de acne em ambas as modalidades de tratamento, os resultados foram significativamente melhores a favor do laser fracionado de dióxido de carbono, apesar de estarem associados a um perfil de efeitos adversos mais desfavorável em relação à carboxiterapia. Quando essas técnicas são combinadas e a carboxiterapia é usada como método de subcisão, há uma melhoria mais acentuada e rápida na aparência das cicatrizes de acne.

Discussão:

A carboxiterapia é uma modalidade promissora no tratamento de cicatrizes atróficas da acne, isoladamente ou em combinação com outras técnicas.

Keywords : Acne Vulgar/tratamento; Cicatriz/tratamento; Dióxido de Carbono/uso terapêutico..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )