SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4What Role for Carboxytherapy in the Treatment of Acne Scars?Multinucleate Cell Angiohistiocytoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

Print version ISSN 2182-2395On-line version ISSN 2182-2409

Abstract

ZANUNCIO, Virgínia Vinha  and  ROCHA, Kelvin Oliveira. Disqueratose Congénita com Telómeros Curtos numa Doente do Sexo Feminino. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.4, pp.55-58.  Epub Sep 10, 2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.4.1230.

A disqueratose congénita é uma síndrome hereditária multissistémica, com manifestações clínicas e genéticas heterogéneas, caracterizada como uma doença dos telómeros, causando seu encurtamento precoce. É uma condição rara, com uma incidência anual estimada de 1 em 1 milhão de indivíduos. É mais comum em homens, com uma proporção aproximada de 3,2:1.

As principais manifestações clínicas precoces são despigmentação cutânea, distrofia ungueal e anormalidades na orofaringe, ocorrendo geralmente entre cinco e doze anos de idade. A insuficiência da medula óssea é a principal causa de morte, mas existem outras complicações sistêmicas.

Apresentamos um relato de caso de uma criança do sexo feminino de dois anos de idade, que apresentou sinais e sintomas mucocutâneos cardinais de DC em idade precoce, e enfatizamos a importância de um monitoramento multidisciplinar do paciente.

Keywords : Disqueratose Congénita; Telómeros..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )