SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número4Qual o Papel da Carboxiterapia no Tratamento de Cicatrizes de Acne?Angiohistiocitoma de Células Multinucleadas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

ZANUNCIO, Virgínia Vinha  e  ROCHA, Kelvin Oliveira. Disqueratose Congénita com Telómeros Curtos numa Doente do Sexo Feminino. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.4, pp.55-58.  Epub 10-Set-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.4.1230.

A disqueratose congénita é uma síndrome hereditária multissistémica, com manifestações clínicas e genéticas heterogéneas, caracterizada como uma doença dos telómeros, causando seu encurtamento precoce. É uma condição rara, com uma incidência anual estimada de 1 em 1 milhão de indivíduos. É mais comum em homens, com uma proporção aproximada de 3,2:1.

As principais manifestações clínicas precoces são despigmentação cutânea, distrofia ungueal e anormalidades na orofaringe, ocorrendo geralmente entre cinco e doze anos de idade. A insuficiência da medula óssea é a principal causa de morte, mas existem outras complicações sistêmicas.

Apresentamos um relato de caso de uma criança do sexo feminino de dois anos de idade, que apresentou sinais e sintomas mucocutâneos cardinais de DC em idade precoce, e enfatizamos a importância de um monitoramento multidisciplinar do paciente.

Palavras-chave : Disqueratose Congénita; Telómeros..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )