SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número4Angiohistiocitoma de Células MultinucleadasLeucodermia Adquirida num Doente com Dermatite de Contacto Alérgica ao FreeStyle Libre® índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

LOPES, J.; AFONSO-JOAO, D.; TEIXEIRA, D.  e  BAPTISTA, A.. Nevo de Spitz Angiomatoide. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.4, pp.63-65.  Epub 10-Set-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.4.1245.

O nevo de Spitz angiomatoide é um tumor raro que associa os aspetos clássicos do nevo de Spitz a uma componente vascular marcada. Clinicamente, manifesta-se como uma lesão papular rosada ou acastanhada, habitualmente solitária, mais frequente nas extremidades de adultos jovens. À histologia, caracteriza-se por uma proliferação de melanócitos epitelioides ou fusiformes num estroma fibroso denso, onde é evidente uma assinalável proliferação de pequenos vasos. O diagnóstico diferencial com melanoma maligno pode ser difícil, particularmente com a variante desmoplásica ou com aqueles com aspetos de regressão.

O seu comportamento é benigno, comprovado pela ausência de recidivas locais ou metástases à distância durante o seguimento a longo prazo.

Palavras-chave : Neoplasias da Pele; Nevo de Células Epitelioides e Fusiformes..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )