SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 número4Nevo de Spitz AngiomatoideEndometriose Cutânea Primária: Diagnóstico Raro e Desafiador índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

QUEIROS, CS et al. Leucodermia Adquirida num Doente com Dermatite de Contacto Alérgica ao FreeStyle Libre®. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2020, vol.78, n.4, pp.66-69.  Epub 10-Set-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.78.4.1272.

Nos últimos anos, os sensores de glicose FreeStyle Libre® têm sido associados a inúmeros casos de dermatite de contato alérgica. O alérgenio responsável pela maioria destes casos é o acrilato de isobornilo, uma substância presente no sensor que migra através adesivo, atingindo assim a pele. A leucoderma adquirida pode surgir em áreas previamente afetada por uma dermatite de contato alérgica, tendo sido descrita em associação a vários dispositivos médicos com adesivos. No entanto, até ao momento, foi descrito apenas um caso de leucoderma induzida por sensibilização de contato ao FreeStyle Libre®.

Descrevemos o caso de uma mulher de 41 anos com diabetes mellitus tipo 1, que desenvolveu leucoderma em associação a uma dermatite de contato alérgica a este sensor de glicose.

Palavras-chave : Acrilatos/efeitos adversos; Automonitorização da Glicemia; Dermatite de Contato Alérgica/etiologia; Hipopigmentação/ induzida quimicatmente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )