SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Deflúvio Telógeno Agudo em Doentes Recentemente Infetados com SARS-CoV-2 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

PIMENTA, Rita et al. Efeitos Adversos Cutâneos das Terapêuticas Dirigidas e Inibidores dos Checkpoints Immunológicos em Doentes com Melanoma. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.1, pp.1-10.  Epub 15-Jun-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.1.1288.

A terapêutica dirigida e a imunoterapia melhoraram significativamente o prognóstico dos doentes com melanoma avançado. Por outro lado, a expansão destes fármacos levou ao aumento do espetro de efeitos adversos cutâneos. Embora a maioria das reações seja de baixo grau, muitas causam morbilidade considerável, com forte impacto na qualidade de vida dos doentes. O diagnóstico precoce e a intervenção atempada poderão evitar a descontinuação dos tratamentos oncológicos.

Neste artigo, revemos os efeitos adversos cutâneos das pequenas moléculas e anticorpos monoclonais usados no tratamento do melanoma, assim como a sua fisiopatologia e abordagem terapêutica.

Palavras-chave : Doenças da Pele/induzidas quimicamente; Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos; Imunoterapia/efeitos adversos; Melanoma; Pele/efeito de medicamentos;. Terapia de Alvo Molecular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )