SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Laboratório de Histopatologia Cutânea do Serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria. Actividade de Doze Anos (2008-2019) - Parte II: Patologia Não TumoralAnálise da Correlação Entre os Níveis Séricos de Vitamina D e a Gravidade da Dermatite Atópica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versão impressa ISSN 2182-2395versão On-line ISSN 2182-2409

Resumo

KOUASSI, YI et al. Avaliação da Qualidade de Vida de Crianças Africanas com Dermatite atópica pela escala CDLQI. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.1, pp.22-25.  Epub 15-Jun-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.1.1301.

Introdução:

A dermatite atópica (AD) é uma doença inflamatória crónica que afeta crianças e adultos. O prurido é um dos principais sintomas e o que tem um impacto importante na qualidade de vida. O objetivo do estudo é avaliar o impacto da AD na qualidade de vida da criança pela escala de CDLQI.

População e Métodos:

Durante um período de 7 meses, entre Dezembro 2017 e Junho de 2018, efectuámos um estudo “cross-sectional” descritivo e analítico com base num recrutamento prospetivo que incluiu crianças (5-16 anos) com AD selecionadas durante a consulta de Dermatologia do Centre Hospitalier Universitaire de Treichville. Os dados recolhidos incluíram características sociodemográficas da população e da AD e os resultados de questionários que avaliam a gravidade da AD (SCORAD) e a qualidade de vida destas crianças (CDLQI).

Resultados:

Foram incluídas 60 crianças, sobretudo do grupo dos 5 aos 9 anos (57%). Os índices médios das escalas do CDLQI e SCORAD foram 9,9 e 24, respetivamente. O prurido, a insónia e a tristeza causaram o maior impacto na qualidade de vida. Encontrámos uma correlação forte entre a severidade da AD objetivada pelo SCORAD e a escala CDLQI.

Conclusão:

O estudo revela um elevado impacto da AD na qualidade de vida das crianças em Abidjan, especialmente causado pelo prurido, insónia e tristeza. Estes dados chamam a atenção para a necessidade de uma educação especial para abordagem terapêutica global e para a perspetiva de criar uma escola de atopia na Costa do Marfim.

Palavras-chave : Costa do Marfim; Criança; Dermatite Atópica; Inquéritos e Questionários; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )