SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 número1Tratamento do Linfoma Cutâneo Primário de Células Grandes Anaplásicas com Brentuximab Vedotina: A Propósito de Dois Casos ClínicosUtilidade da Ecografia Cutânea na Celulite Dissecante: A Propósito de 2 Casos Clínicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

versión impresa ISSN 2182-2395versión On-line ISSN 2182-2409

Resumen

CRUZ, Cíntia Raquel Rito; SEMEDO, Filipa Alexandra Matos Tavares; TOMAZ, Elza Maria Morgado  y  BORREGO, Luís Miguel Nabais. Urticária Colinérgica Associada a Hipohidrose Generalizada Adquirida: 2 Casos Clínicos e Revisão da Literatura. Rev Soc Port Dermatol Venereol [online]. 2021, vol.79, n.1, pp.46-49.  Epub 15-Jun-2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.1.1320.

A urticária colinérgica é uma patologia relativamente comum definida por máculo-pápulas eritematosas e pruriginosas induzidas por aumento da temperatura corporal, passivo ou induzido por exercício físico. Pelo contrário, a anidrose generalizada idiopática adquirida é uma doença rara de patogénese desconhecida, caraterizada por um comprometimento da capacidade de sudação, apesar da exposição a calor ou exercício. Descrevem-se dois casos desta associação extremamente rara de urticária colinérgica e hipohidrose generalizada adquirida, e procede-se a uma breve revisão do conhecimento atual no que respeita à classificação, etiopatogenia e opções terapêuticas.

Palabras clave : Hipohidrose/etiologia; Urticária/complicações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )